Foto: Charles Sholl/Estadão Conteúdo

Chegou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) projeto de lei projeto de lei do governador João Doria (PSDB) que antecipa o feriado da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho, para a próxima segunda-feira, 25 de maio. A expectativa é que a medida seja discutida em comissões nesta quarta-feira (20) e apreciada em plenário na quinta-feira (21).

O prefeito Bruno Covas também assinou decreto regulamentando a antecipação de feriado na cidade de São Paulo. De acordo com o decreto, os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra ficam antecipados para os dias 20 e 21 de maio de 2020. O decreto declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020.

O objetivo da antecipação de feriados é frear a volta da população às ruas, já que o lockdown na cidade de São Paulo não foi possível. O governador e o prefeito entendem criando um feriado prolongado, mais pessoas vão ficar em casa e conter a propagação do coronavírus, que já matou mais de 16 mil brasileiros.