Início » Os militares e o STF
Defesa e segurançaPolítica

Os militares e o STF

A+A-
Reset

A determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, para que três ministros militares compareçam à inquirição da Polícia Federal, no caso relativo à demissão do ex-ministro Sergio Moro, mesmo que “debaixo de vara”, causou profunda indignação entre os militares da ativa e da reserva, dentro e fora do governo. Em longo texto, o ministro Celso de Mello deixou claro que, para que as investigações prossigam, poderá apelar para a condução coercitiva das testemunhas. Como reação, o presidente do Clube Militar, general de divisão Eduardo José Barbosa, publicou uma dura nota criticando a decisão do decano.

Dois fatos têm sido destacados pelos militares para justificar a posição contrária ao ministro Celso de Mello: primeiro, os ministros do governo, militares ou não, não são cidadãos comuns e não cometeram crimes que justifiquem serem conduzidos coercitivamente; e, segundo, o próprio Celso de Mello votou contra a condução coercitiva, por considerá-la abuso de poder, após o rumoroso caso envolvendo a prisão do ex-presidente Lula, em 2018. Do ponto de vista dos militares, houve uma clara adoção de dois pesos e duas medidas e uma tentativa de diminuir a importância política dos militares.

As relações entre governo e STF, que já não eram boas desde o início da gestão Bolsonaro, se agravaram. Decisões recentes do ministro Alexandre de Moraes a respeito da saída do país de diplomatas venezuelanos e sobre a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal levantaram suspeitas de interferência do Poder Judiciário no Executivo. Além do mais, a visita do presidente da República, acompanhado de ministros e líderes empresariais, em 7 de maio, ao presidente do STF, Dias Toffoli, causou indignação em alguns magistrados, que consideraram o gesto uma forma de pressão por parte do Executivo sobre o Judiciário.

A situação de animosidade política entre os Poderes tende a se agravar até o fim do ano, quando Celso de Mello se aposentará, ocorrendo a primeira indicação de um ministro pelo presidente Jair Bolsonaro. A expectativa do governo é que a ala moderada do STF se fortaleça e a Corte se torne menos antigovernista. Do lado do STF, parece haver interesse de manter o presidente da República sob pressão para evitar uma possível “escalada autoritária”.

Nesse sentido, a participação direta de militares no governo tem sido percebida pelo STF como um fator de risco. Aparentemente, há a percepção de que as Forças Armadas poderiam apoiar o presidente, caso ele venha a adotar uma postura mais radical. Esse risco tem sido refutado constantemente pelos militares, em especial pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, que, em nota, deixou clara a sua posição legalista ao afirmar que “as Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”.

A leitura da situação no meio militar, sobretudo entre os generais da reserva, é que a resposta adequada ao STF já foi dada por meio da nota do Clube Militar, não sendo necessário esgarçar a crise. A tensão política continua, mas os militares não querem ser vistos como causadores do seu agravamento, sobretudo em tempos de pandemia.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais