Início » Crise retarda leilões que ajudariam no ajuste fiscal dos estados
CoronavírusEconomia

Crise retarda leilões que ajudariam no ajuste fiscal dos estados

A+A-
Reset

A venda de empresas estaduais, que integra os planos de ajuste fiscal de Unidades da Federação, deve enfrentar dificuldades para sair do papel este ano. É o caso da capitalização da Eletrobras, com sua consequente privatização. Mesmo que a estruturação dessas operações não tenha sido paralisada pela pandemia, falta ambiente para que a transferência dessas empresas ocorra em um futuro próximo.

A avaliação é que os estados podem preferir adiar a venda para quando o mercado estiver mais favorável. Enquanto isso, a partir do segundo semestre,podem ocorrer outros tipos de operações, de fusões e aquisições, com empresas menores colocando à venda ativos que possam despertar o interesse de grupos privados.

O calendário previsto para 2020 inclui duas companhias que estão com processos adiantados: a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), do Rio Grande do Sul, e a CEB, do Distrito Federal. As duas contam com suporte do BNDES para a desestatização e a expectativa é que os estudos de modelagem sejam concluídos até o fim do mês.

Mais demorado é o processo envolvendo a Cemig (MG), que precisa de autorização da Assembleia Legislativa mas o governador Romeu Zema (Novo) não tem maioria na Casa. No caso das empresas do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, o caminho está delineado: elas já estavam no radar de investidores, principalmente estrangeiros.

Mas a crise gerada pela covid-19 mudou as prioridades das empresas no mundo todo e operações estratégicas mirando o longo prazo podem ficar em segundo plano, com consequências gerais mais duradouras do que se imagina hoje.

Do lado do vendedor, a avaliação é de que as privatizações tendem a perder importância no curto prazo, diante da urgência no combate à epidemia. Os governos estaduais mantêm o que foi definido: os processos de privatização estão em andamento, mas, por ora, as datas dos leilões não estão na pauta.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais