Início » Tribunal nega pedido de reexame do leilão da Ferrovia Norte-Sul
Políticas Públicas

Tribunal nega pedido de reexame do leilão da Ferrovia Norte-Sul

A+A-
Reset

Na reunião (virtual) do plenário do TCU ocorrida na quarta-feira passada, o ministro Augusto Nardes negou o pedido de reexame, feito pelo Ministério Público de Contas, do processo de privatização da Estrada de Ferro EF-151 (Ferrovia Norte-Sul), no trecho compreendido entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). O leilão desse trecho foi realizado em 28 de março do ano passado e vencido pela Rumo.

A Procuradoria era contrária à concessão, mas os ministros concluíram que havia estudos suficientes para embasar a decisão do governo de fazer a concessão do trecho,de 1.532 quilômetros. Desde o início do processo que conduziu à licitação, o procurador junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira se manifestou contra a iniciativa.

Para vencer a disputa, na qual concorreu com a VLI, empresa sob controle da Vale, do fundo de investimento do FFTS e de grupos japonês e canadense, a Rumo pagou R$ 2,7 bilhões, ágio de 100,9%.

Assinatura de prorrogação

A diretoria da ANTT deve aprovar na reunião desta semana (amanhã) o aditivo que prorroga o contrato de concessão da Malha Paulista (Rumo). A assinatura do novo contrato, que, de acordo com a Lei nº 13.448/17, permite investimentos cruzados no setor, está prevista para a sexta-feira (17).

Por esse sistema, o governo determina onde devem ser aplicados os investimentos decorrentes da outorga pela renovação antecipada dos contratos. No caso da Rumo, todos os desembolsos serão na Malha Paulista, para a duplicação da linha que corta o estado de São Paulo e segue até Rondonópolis, em Mato Grosso.

A assinatura da prorrogação desse contrato representará um dos mais significativos investimentos no setor ferroviário, desde a privatização da Rede Ferroviária Federal, na metade dos anos 90: R$ 7 bilhões (valores fixados há três anos). Em função da pandemia do coronavírus, porém, não haverá solenidade na assinatura do contrato. Um evento comemorativo será realizado posteriormente.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais