Início » Isolamento Social desde 2013
Artigos

Isolamento Social desde 2013

A+A-
Reset

Não se enganem, o “isolamento social” não é uma novidade no Brasil. Um certo tipo de isolamento vem se instalando no país de forma crescente e contundente desde o segundo governo Dilma, quando a política entrou na vida das pessoas via o fígado, pelas emoções, e não pela cabeça, razão.

Expressões de antagonismo, um antagonismo até justificado na maioria dos casos, passaram a ocupar lugar de destaque na comunicação interpessoal numa sociedade afundada em infinitos e crônicos problemas.

Esses problemas crônicos alimentaram a raiva que, via redes sociais, foi exposta de maneira direta e agressiva por todos os lados.

A questão da raiva é que ela domina a percepção dos erros e afasta a análise fria no caminho da busca por soluções. Alguém que busca ou sugere soluções acaba virando um “excluído” social, pois transmite uma espécie de indiferença frente à raiva que se disseminou.

Estamos isolados socialmente, pois nos informamos, debatemos e refletimos cada vez mais próximos daqueles que pensam de forma idêntica e apaixonada como a nossa.
O contraditório tornou-se um veneno para quem reflete, para quem pensa e propõe ideias e que se alimenta com a compreensão do contraditório na busca por sofisticação intelectual.

Brigamos em família, duelamos nas redes sociais e nos apaixonamos por políticos antes mesmo de eles nos entregarem, como funcionários públicos que são, os resultados de suas promessas. A similaridade de pensamento já basta como legitimidade e selo de aprovação. A capacidade de liderar não é mais nacional, mas voltada aos que pensam parecido.

A liderança seletiva alimenta o isolamento social, isolamento de opiniões e isolamento de reflexões. Somos Brasil no mapa, na Seleção e na gestão da economia.

Somos pequenos reinos de nós mesmos nas convicções políticas, na determinação do que é certo ou errado e na busca de justificativas pelo eterno adiamento das soluções.

Publicado no Correio Braziliense, em 13 de abril de 2020

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais