Início » A reinvenção do governo Bolsonaro
ArtigosUrgente

A reinvenção do governo Bolsonaro

A+A-
Reset

O enfrentamento da crise exige outro padrão de atuação governamental

Com mais de dois meses na agenda nacional, a Covid-19 aumentou o nível do embate político no Brasil, o que é absolutamente inaceitável para a cidadania. O que está por vir deverá exigir um novo padrão de atuação do governo e das instituições. No entanto, o despertar para a nova realidade tem sido mais demorado do que as circunstâncias demandam. Em especial por causa do clima de conflito institucional que predominou até agora.

A reinvenção do governo passa por muitos aspectos. Na economia, a agenda contracionista de matriz liberal foi destruída pelos acontecimentos. Teremos de ser mais keynesianos, para evitar que a economia brasileira entre em colapso. Nesse aspecto, o governo avança, mas os recursos ainda não chegam até a ponta porque a burocracia prossegue imperando.

O Congresso progride na agenda de enfrentamento da crise, mas deixa de lado temas relevantes da agenda de reformas que ainda são mais importantes para a retomada do crescimento econômico e para a redução do desemprego.

Considerando-se o cenário, o que pode acontecer com o governo Bolsonaro? Como esperado, as medidas adotadas para proteger a economia brasileira têm tido alcance notadamente emergencial. Não há, ainda, o desenho de nenhuma espécie de Plano Marshall para reconstruir o estrago após a pandemia.

A mudança do comportamento político do governo é mais do que premente, podendo mesmo se transformar em questão de sobrevivência política. Aparentemente, o presidente Bolsonaro começou a entender a nova dinâmica.

“O presidente tem a faca e o queijo na mão, até mesmo para sair maior do que quando começou a pandemia”

Em tempos de incerteza, a união é fundamental. E, no regime presidencialista, o movimento deve ser liderado pelo presidente da República. Esta seria sua principal missão hoje: unir para liderar o país no enfrentamento de um inimigo comum e maior.

Curiosamente, em meio a conflitos e desencontros, o presidente tem a faca e o queijo na mão, até mesmo para sair maior do que quando começou a pandemia. Desde que tenha a exata dimensão de sua responsabilidade em tempos desafiadores.

O desafio imposto pelo novo coronavírus determina que se abandone a estratégia de confronto com a qual Bolsonaro ganhou as eleições em 2018. Como diria o piloto de Fórmula 1 argentino Juan Manuel Fangio, “carreras son carreras”.

Governar é diferente de ganhar eleições. É muito mais complexo. Governar exige lançar mão de ações agregadoras. Governar em tempos de guerra exige mais ainda. Como disse FHC, “liderar um país não é dar ordens ao país, é fazer com que as pessoas sigam junto com você”.

Publicado na VEJA de 10 de abril de 2020

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais