Início » Mapa vai monitorar e propor estratégias para amenizar impacto do coronavírus
CoronavírusPolíticas Públicas

Mapa vai monitorar e propor estratégias para amenizar impacto do coronavírus

A+A-
Reset

Com o objetivo de monitorar e propor estratégias a fim de minimizar os impactos da pandemia do coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos à população, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Comitê de Crise (CC AGRO-COVID19). De acordo com a Portaria 123, publicada (31) no Diário Oficial da União (DOU), o comitê é competente por propor ações para contribuir na manutenção do abastecimento em todo o país, bem como por analisar produção, mercado, infraestrutura.

O CC- AGRO-COVID 19 é constituído por 14 integrantes de secretarias do Ministério, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As ações do colegiado irão subsidiar a ministra Tereza Cristina na tomada de decisões durante a pandemia do coronavírus. A portaria também estabelece que o escopo de atuação do grupo está estruturado em duas linhas temporais: 1) Ações de monitoramento e encaminhamento de soluções a curto prazo; e 2) Elaboração de soluções de ajuste estrutural a médio e longo prazo – cabendo ao comitê projetar cenários e elaborar propostas sobre impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, mercados e demanda.

No que diz respeito ao trabalho imediato, o comitê atuará no monitoramento do comércio varejista (supermercados e redes de distribuição; casas agropecuárias; redes de transportes; varejões e feiras; rede de distribuição de produtos químicos; e redes de distribuição de nutrição animal). Quanto à indústria e distribuição, associações farão o monitoramento por intermédio de atividades de produção de insumos básicos ou intermediários para uso nas atividades industriais que alimentam ao setor; de insumos agropecuários e atividades de produtos finais.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, será o presidente e o coordenador do grupo, e promoverá a interlocução com órgãos do governo federal, de estados e municípios com o objetivo de viabilizar ações e estratégias de solução para a manutenção do abastecimento de alimentos e bebidas à população.

Aquisição de alimentos
O Mapa deve anunciar ainda esta semana a ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio dos quais serão disponibilizados R$ 500 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar. A iniciativa deve ajudar segmentos mais afetados pela crise do novo coronavírus, a exemplo dos produtores de hortaliças, frutas e leite.

Novos mercados
De acordo com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Brasil tem recebido diversos pedidos de abertura de novos mercados durante a pandemia do novo coronavírus, o que demonstra a relevância que o país tem perante o mundo no fornecimento de alimentos e pode significar uma oportunidade extra para vencer a crise.

Apenas no último mês 11 ações de abertura ou ampliação de mercados foram efetivadas no Mapa; entre janeiro e fevereiro, outros cinco pedidos foram concretizados; e existe também sinalização de países para a retomada do comércio com o Brasil. Carnes bovina e de frango e material genético avícola são os setores nos quais as aberturas ou ampliação de mercados estão mais concentradas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais