Início » Câmara vota Orçamento de Guerra na sexta-feira; Plano Mansueto será votado no mesmo dia
CoronavírusPolítica

Câmara vota Orçamento de Guerra na sexta-feira; Plano Mansueto será votado no mesmo dia

A+A-
Reset

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para sexta-feira (3), a partir das 10h, a votação da PEC da proposta de emenda à Constituição que trata do Orçamento de Guerra, que dispensa o cumprimento das restrições constitucionais e legais no caso de aumento das despesas ou da renúncia de receitas. Nesta quarta-feira (1) foi aprovada a admissibilidade da matéria.

A PEC institui o Comitê de Gestão da Crise, presidido pelo presidente da República e composto por oito ministros (Secretaria-Geral, Saúde, Economia, Cidadania, Infraestrutura, Agricultura, Justiça e Controladoria-Geral). Sem direito a voto, participarão seis secretários estaduais e seis municipais; quatro senadores e quatro deputados; e representantes dos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O texto também autoriza, apenas durante a crise, o Banco Central a comprar e vender direitos creditórios e títulos privados de crédito. Cada operação deverá ser autorizada pelo Tesouro Nacional, que imediatamente informará o Congresso, e exigirá aporte de capital do Tesouro de pelo menos 25%.

Uma vez concluída a votação na Câmara, o texto segue para o Senado.

Em relação ao Plano Mansueto, Maia também marcou a votação para sexta-feira. O projeto estabelece um programa de ajuda financeira aos estados comprometidos com medidas de ajuste fiscal.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais