Início » Novo embaixador dos EUA no Brasil irá focar no combate ao coronavírus

Novo embaixador dos EUA no Brasil irá focar no combate ao coronavírus

A+A-
Reset
Conexão Wall StreetCoronavírus

O embaixador Todd C. Chapman assumiu neste domingo (29) a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, após dezesseis meses sem um titular. O diplomata de carreira foi indicado pelo presidente americano, Donald Trump, em 30 de outubro passado e teve o seu nome confirmado pelo Senado daquele país somente em fevereiro.

Chapman, que antes de vir ao Brasil já havia servido no Equador, afirmou que os EUA estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, segundo entendimentos mantidos entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro. O embaixador já adiantou que o seu foco imediato será ajudar o governo brasileiro e os 260.000 americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela pandemia do coronavírus (covid-19).

Ontem (30) o novo embaixador americano participar de reunião virtual com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Já o encarregado de negócios na embaixada em Washington, Nestor Forster – que está em quarentena por contaminação pela covid-19 – ainda espera a confirmação de seu nome pelo Senado a fim de atuar oficialmente como embaixador.

Todd C. Chapman residiu no Brasil em 1974, quando seu pai foi transferido pela empresa em que trabalhava para São Paulo, e estudou na Escola Maria Imaculada até 1980. Antes de ser o vice-chefe da missão em Brasília (2011 a 2014), comandou a representação diplomática no Equador (2016 a 2019) e já desempenhou funções diplomáticas na Bolívia, Costa Rica, Nigéria, Taiwan, Afeganistão e Moçambique.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais