Início » Marco do saneamento pode ir ao “plenário virtual”
CoronavírusPolítica

Marco do saneamento pode ir ao “plenário virtual”

A+A-
Reset

Considerado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, um dos projetos prioritários para o país, o marco legal do saneamento conta com parecer no Senado, negociações avançadas com a equipe econômica e a boa vontade dos presidentes das duas Casas. O maior obstáculo à proposta hoje não é discordância em torno de seu conteúdo, mas a interrupção dos trabalhos devido à Covid-19.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), autor da proposta, originária do Senado, e um dos relatores do texto que retornou da Câmara, tenta convencer a Mesa Diretora a levar o tema direto para o plenário, sem a necessidade de votação nas comissões de Meio Ambiente e Infraestrutura. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP),encontra-se em quarentena e os trabalhos prosseguem sob o comando do vice-presidente, Antônio Anastasia (PSD-MG).

No caso das comissões, o Sistema de Deliberação Remota (SDR), o chamado “plenário virtual”, ainda não foi testado, o que tem impedido a retomada dos trabalhos nesses colegiados. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), escolhido para ser o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente do Senado, já concluiu seu parecer. Propôs duas mudanças, acertadas com a equipe econômica.

Um delas é a instituição de uma espécie de “penalização intermediária” para as empresas que não atingirem desempenho e metas. Por esse dispositivo, companhias que não cumprirem indicadores de qualidade no serviço de água e esgoto ficam impedidas de distribuírem lucros e dividendos a seus acionistas. A medida seria uma forma de tentar evitar a quebra do contrato e de corrigir problemas antes da interrupção dos serviços prestados por determinada empresa.

A outra sugestão trata da inclusão obrigatória de conjuntos sanitários no serviço de esgotamento prestado a zonas vulneráveis. O objetivo é garantir que, mesmo nas áreas menos rentáveis, as empresas envolvidas no serviço tenham de entregar instalações sanitárias mínimas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais