Foto: Isac Nóbrega/PR

Pesquisa Ibope (17 e 19 de março) divulgada neste domingo (22) aponta que na cidade de São Paulo (SP), reduto do bolsonarismo nas eleições presidenciais de 2018, a crise do coronavírus abalou a imagem de Jair Bolsonaro.

Segundo a sondagem, Bolsonaro é avaliado negativamente (ruim/péssimo) por 48% dos paulistanos. Sua avaliação positiva (ótimo/bom) soma 25%. E outros 25% consideram o governo regular. A desaprovação ao governo na maior cidade do país mostra ainda mais evidências quanto a chamada virada na opinião pública em relação a avaliação de Jair Bolsonaro.

Vale lembrar que outras pesquisas recentes mostram que há um clima de medo na população em relação ao coronavírus. Assim, ao minimizar a gravidade da crise, Bolsonaro acabou perdendo capital político e comprometendo sua imagem.

Os números do Ibope na cidade de São Paulo, os sucessivos panelaços contra o presidente e sua perda de tração nas redes sociais, seu grande reduto, sinalizam que Bolsonaro perdeu parte de seu capital político.