Início » GDF lança Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019
CoronavírusPolíticas Públicas

GDF lança Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019

A+A-
Reset

O Governo do Distrito Federal lançou nesta segunda-feira (16), o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus (COVID-19) do DF. O documento estabelece, além dos critérios para notificação e investigação dos casos da doença, medidas a serem adotadas em diferentes setores da união federativa para enfrentar a potencial disseminação do vírus.

Considerando que o Ministério da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e o Decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, que declara situação de emergência no Distrito Federal,o Plano apresenta atividades a partir de três níveis de resposta (Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública).

Ficam estabelecidos procedimentos para detecção e notificação dos casos da doença; protocolo de atendimento das equipes de saúde, atendimentos ambulatoriais e visitas hospitalares; indicação de tratamento para cada nível de complicação; recomendações de higiene para prevenção e controle; padronização do diagnóstico laboral e fluxograma para envio e processamento de amostras suspeitas e casos suspeitos provenientes de voos internacionais deverão ser acolhidos em sala isolada no Aeroporto de Brasília.

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito, “Coronavírus-SUS” – disponível para Android e IOS – para informar e conscientizar a população sobre a COVID-19. O app traz informações sobre prevenção, sintomas, o que fazer em caso de suspeita e conta com um mapa com as unidades de saúde mais próximas do usuário. 

O plano completo pode ser acessado aqui.

[pdf-embedder url=”https://obrasilianista.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano-de-Contingência-Coronavirus-16.03.2020-1.pdf-1.pdf-1.pdf-1.pdf” title=”Plano de Contingência Coronavirus 16.03.2020.pdf.pdf.pdf”]

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais