Início » STF e Congresso debatem ampliação de licença-maternidade em caso de bebê prematuro

STF e Congresso debatem ampliação de licença-maternidade em caso de bebê prematuro

A+A-
Reset
Políticas Públicas

Bebês prematuros são, por definição, os que nascem antes das 37 semanas de gestação. Muitos deles precisam permanecer por um tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O Ministério da Saúde informa que, no mundo, um a cada 10 bebês nasce antes das 37 semanas.

Algumas mães pleitearam o direito da licença-maternidade apenas após a alta hospitalar, mas nem todas conseguiram. Para achar uma solução comum para essas situações, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tramita no Congresso e uma ação a ser protocolada hoje (6) no Supremo Tribunal Federal (STF) vão debater o assunto.

A legislação atual prevê a licença de 120 dias para as mães cuidarem dos bebês e, nas empresas que voluntariamente optarem por aumentar o prazo, deve ser até no máximo 180 dias. No entanto, a lei não inclui situações de bebês internados durante o período de licença, o que faz com que as mães fiquem menos tempo com as crianças por conta da internação. É fato que bebês prematuros demandam mais atenção e cuidados nos primeiros meses de vida, mesmo após saírem da UTI.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais