Início » Atual parque gerador garante energia para os próximos anos
Economia

Atual parque gerador garante energia para os próximos anos

A+A-
Reset

A expansão do parque gerador de energia nos últimos anos garante folga para o consumo no país, segundo especialistas do setor, pelo menos até 2024. Além de o regime de chuvas atual estar elevando o nível dos reservatórios das principais usinas brasileiras, as estimativas não indicam crescimento significativo imediato do PIB.

Ao longo dos últimos quatro anos, o consumo de energia subiu em torno de 5%, passando de 64 mil megawatts médios (MWm), em 2015, para 67 mil MWm, em 2019. Nesse período – quando as hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte entraram em operação e os parques geradores de energia eólica e solar se expandiram –, a capacidade instalada subiu 22%, de 134 gigawatts (GW) para 172 GW.

Esses empreendimentos foram planejados com anos de antecedência, com base em projeções de alta do PIB e do consumo bem maiores do que os concretizados, explica Cristopher Vlavianos, presidente de uma das maiores comercializadoras do país, a Comerc. “Temos uma folga estrutural, pois tivemos um aumento de capacidade instalada sem a contrapartida de aumento de consumo”, diz.

Segundo o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp, devem entrar em operação projetos com capacidade de geração de 23 GW até 2024. “Temos segurança de que o setor elétrico brasileiro está preparado para atender o consumo de energia, mesmo que haja um crescimento mais robusto da economia nos próximos anos.” O país também conta com um parque de termelétricas que pode ser acionado, caso haja qualquer tipo de pressão.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais