Início » Petrobras faz testes de exploração em nova fronteira no Nordeste

Petrobras faz testes de exploração em nova fronteira no Nordeste

A+A-
Reset
Economia

A Petrobras informou na quinta-feira passada que iniciou o primeiro teste de longo prazo de produção de petróleo e gás nas áreas descobertas na Bacia de Sergipe-Alagoas, no Nordeste, conhecidas no mercado como “reservas gigantes”. Trata-se da mais promissora fronteira exploratória após a descoberta do pré-sal.

Os testes terão duração de 180 dias e visam coletar informações sobre os reservatórios em águas ultraprofundas encontrados a partir de 2012, em projeto no qual a Petrobras tem parceria com o consórcio indiano IBV Brasil Petróleo.

Essas descobertas criaram expectativa de negócios e de receita para a região, que já produz petróleo há mais de meio século. Mas a atividade de extração convive hoje com o declínio dos campos antigos e a falta de interesse da Petrobras pela exploração em terra, onde se desenvolve a maior parte da atividade.

Com grande potencial para a produção de gás, a nova área é vista também pelo governo como um possível impulsionador do chamado “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo a Petrobras, na fase de teste serão produzidos 7 mil barris de petróleo e 500 mil m3 de gás por dia, por meio de poços interligados a um navio-plataforma. O primeiro poço do projeto situa-se no mar a 2.500 metros de profundidade. É o mais profundo que a empresa já colocou em operação no país.

Será também o primeiro teste de produção em águas ultraprofundas no Nordeste. Em nota divulgada pela Petrobras, os técnicos afirmam que “os testes são importantes para comprovar a qualidade dos reservatórios e definir os futuros projetos de desenvolvimento da produção”.

As reservas contêm petróleo leve, com melhor cotação no mercado internacional. As descobertas atraíram o interesse da americana ExxonMobil, que adquiriu nove blocos exploratórios na Bacia de Sergipe-Alagoas nos últimos leilões. A estatal tem até o fim de 2020 para confirmar a comercialidade das três descobertas na região.

Bacia do Amazonas

Empresas petrolíferas têm pressionado a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a reincluir áreas exploratórias da Bacia do Amazonas no edital da oferta permanente, um modelo de licitação que mantém a oferta contínua de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural.

A retirada dessas áreas se deu após questionamento do Ministério Público Federal, em março de 2019, acerca da existência de terras indígenas na região e da ausência de manifestação sobre o assunto por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os defensores da reinclusão negam que haja sobreposição nas áreas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais