Início » Novo presidente do Uruguai defende Mercosul forte e livre de questões ideológicas

Novo presidente do Uruguai defende Mercosul forte e livre de questões ideológicas

A+A-
Reset
Internacional

O novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, tomou posse no último domingo (1º), em Montevidéu, onde venceu a eleição com uma diferença de 1% sobre o candidato esquerdista, Daniel Martínez.

Em seu primeiro discurso presidencial, Lacalle Pou afirmou que o Mercosul precisa ser fortalecido no cenário internacional, assim como as questões ideológicas dos países do bloco não podem interferir nos interesses comuns.

Ele defendeu também o pragmatismo e a flexibilização do bloco para a possibilidade de acordos bilaterais com outros países e disse que trabalhará para concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia.

A vitória de Pou marca a volta da centro-direita no poder do país, após 15 anos de governos da Frente Ampla, de esquerda. Analistas locais esperam que o presidente do Uruguai adote uma postura pragmática para aproximar relações comerciais do país, enquanto se mantém à distância das pautas ideológicas do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro, que participou da cerimônia de posse, é majoritariamente mal visto pela população uruguaia por estar bem mais à direita que Lacalle Pou.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais