Início » Rádio Senado lança programa especial sobre o Carnaval
Política

Rádio Senado lança programa especial sobre o Carnaval

A+A-
Reset

O carnaval é uma festa democrática, que toma e colore as ruas de centenas de cidades pelo Brasil. O feriado mais animado do país tem opções para todos os gostos. E este é o tema da reportagem especial “Ó abre alas: os muitos carnavais”, produzida pela Rádio Senado, que vai ao ar na semana de 17 a 21 de fevereiro, às 8h30, no programa “Conexão Senado”.

As mensagens sociais e histórias que dominam as marchinhas; o recado claro do “Não é não”; os cuidados com a saúde e a segurança; as escolas de samba, os apaixonados pelo axé e pelo frevo e até os que preferem o descanso, o retiro e a meditação são os temas abordados.

Desde 2018, a importunação sexual é crime tipificado em lei. A pena prevista é de um a cinco anos de reclusão. Uma das representantes da bancada feminina no Senado, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), diz que, além do rigor na legislação, é preciso mais consciência das pessoas sobre assédio e importunação: “Carnaval é cultura, é alegria, vamos ajudar a conscientizar o folião para que todos e todas possam brincar sem sofrer assédio”.

Mas os cuidados vão além. Alguns deles são essenciais para evitar problemas mais graves, como uma infecção sexualmente transmissível. Coordenadora da Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Angélica Miranda explica que a preocupação das autoridades públicas aumenta nos dias de folia por conta do uso de bebidas alcóolicas: “É muito comum ficar focado mais na folia, na diversão, em novos relacionamentos. Ainda tem o aumento do consumo de bebida alcóolica, o que diminui a percepção do indivíduo ao risco que ele está correndo”.

A dimensão lúdica e extrovertida do carnaval faz parte da identidade nacional. Mas alguns grupos preferem buscar alternativas à festa tradicional. Segundo o médico Marco Antonio Brasil, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ, o feriado é uma espécie de controle do tempo: “Hoje, a sociedade atual vive uma tirania do tempo. E esse afastamento serve para muitas pessoas vivenciarem esse momento em que o tempo passa a ficar ao seu serviço, sem se preocupar mais com horário”.

A reportagem especial “Ó abre alas: os muitos carnavais” é dividida em cinco episódios de cinco minutos:

Episódio 1 — O social nas músicas de carnaval

Episódio 2 — Paquerar sim, importunar não

Episódio 3 — Bloco do sossego

Episódio 4 — Brinque, mas se cuide

Episódio 5 — Vai começar a festa

Além da Rádio Senado, que transmite em FM em Brasília e outras 13 capitais (veja lista abaixo), o programa “Ó abre alas: os muitos carnavais” pode ser ouvido também no canal do YouTube, na página do Facebook e no perfil do Twitter.

Os áudios estarão disponíveis, ainda, no site da Rádio Senado. Outra opção é ouvir por meio de aplicativo de podcast.

Fonte: Agência Senado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais