Início » EUA consideram o Brasil um país desenvolvido

EUA consideram o Brasil um país desenvolvido

A+A-
Reset
Conexão Wall Street

Na última semana, os Estados Unidos, por meio do seu Departamento de Comércio, informou que o Brasil, além de outros 18 países, foi retirado da lista de países em desenvolvimento. Essa mudança pode restringir alguns benefícios comerciais para o Brasil.

A medida retira o selo de nação em desenvolvimento e cria uma abertura para que o governo americano possa impor retaliações às exportações brasileiras. O Brasil também deixará de receber tratamento diferenciado por seu status e reduzirá vantagens tarifárias e períodos mais demorados para a implementação de acordos comerciais.

A intenção do governo americano é desinchar o grupo que recebe tratamento especial, de forma que as barreiras comerciais não afetem as suas exportações. Até o momento, essa medida do governo americano é pontual e específica para combater subsídios desleais.

A atitude americana não agradou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que considerou a medida como ilegal, unilateral e sem levar em conta as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Na avaliação da CNI, esse é mais um ato que reduz a importância do sistema multilateral de comércio.

Atualmente os setores de aço e de papel e celulose já são afetados por medidas compensatórias dos EUA. Com as novas regras, o governo americano pode ampliar a sobretarifa aplicada na importação desses produtos. Da mesma forma,  outros setores brasileiros poderão também ser atingidos pelas medidas antissubsídios anunciadas pelos Estados Unidos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais