Início » Congresso analisa vetos

Congresso analisa vetos

A+A-
Reset
Política

O Congresso se reúne, nesta terça-feira (11), para analisar vetos presidenciais. Líderes da Câmara e do Senado negociam derrubar todos os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que obriga o governo a pagar todas as emendas parlamentares este ano. O montante soma R$ 42,6 bilhões. Dispositivos vetados por Bolsonaro garantem ao relator, deputado Domingos Neto (PSD-CE), o poder de definir a quem serão destinados esses recursos e em que ordem de prioridade.

Com a derrubada dos vetos, o Congresso quer impedir que as emendas sejam liberadas só no fim do ano, como de costume. O Orçamento Impositivo, também aprovado em 2019, impede a suspensão total do pagamento de quatro tipos de emendas: individuais, de bancadas estaduais, do relator e das comissões. Mas não define o prazo para a liberação dos recursos. Em ano eleitoral, parlamentares querem garantir que as ações definidas por eles em seus redutos ocorram a tempo de colherem resposta positiva da população no pleito de outubro.

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), ainda busca um acordo com líderes partidários. Há uma tentativa de adiar a votação.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais