Início » Irã pode trocar exportação de alimentos brasileiros por argentinos

Irã pode trocar exportação de alimentos brasileiros por argentinos

A+A-
Reset
Internacional

O Brasil irá sediar, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, em Brasília, a reunião do Grupo de Trabalho sobre Questões Humanitárias e de Refugiados, criado na Reunião Ministerial de Varsóvia para Promover um Futuro de Paz e Segurança no Oriente Médio.

O alinhamento do Brasil com os Estados Unidos e Israel, desde o ano passado, vem estreitando a posição do país para ser mais duro contra o Irã. O apoio do governo brasileiro a ação americana que levou à morte do general Qassim Suleimani intensificou a tensão entre o Brasil e Irã, o que pode pôr em risco as exportações do agronegócio.

Empresários argentinos, sobretudo do setor do agronegócio, planejam uma visita ao Irã para estreitar relações comerciais com o país persa. A tendência é que os iranianos passem a depender menos do governo brasileiro para o comércio de alimentos. Por outro lado, o Irã é o quarto maior importador de alimentos do Brasil. Em 2019, um montante de R$9,4 bilhões foram gastos, principalmente com milho, soja, farelo de soja, carne bovina e açúcar. A Argentina pode fornecer esses alimentos ao Irã, com exceção do açúcar, que pode ser adquirido na Índia.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais