Início » Tereza Cristina participa de comitiva presidencial na Índia

Tereza Cristina participa de comitiva presidencial na Índia

A+A-
Reset
Política
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, integra a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Índia. O motivo oficial da viagem é a participação de Bolsonaro como convidado de honra das comemorações do 71º Dia da República da Índia, mas tanto o presidente quanto as demais autoridades têm outros compromissos na agenda. Tereza Cristina esteve em compromissos com os ministros que tratam da agricultura e alimentação no país e em encontros empresariais.

No sábado (25), os governos do Brasil e da Índia firmaram a declaração conjunta para cooperação na área de produção animal. Segundo o Ministério da Agricultura, o acordo prevê cooperação em sanidade animal (comércio de animais, material genético e produtos de origem animal), que envolve pecuária e pesca; capacitação técnica (assistência técnica, cursos e estágios e transferência de tecnologia em reprodução animal) e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

Os países também se comprometeram na instalação de um Centro de Excelência em Pecuária Leiteira em território indiano e com a promoção comercial e de investimento entre os setores privados dos dois países, com destaque para atuação de empresas brasileiras de genética bovina na Índia.

Tereza Cristina ainda participou do Seminário sobre Oportunidades em Energia e Mineração. Na ocasião, a ministra defendeu que a Índia, em parceria com o Brasil, amplie a produção e uso de etanol. Ela destacou que ambos os países são responsáveis por aproximadamente 55% da produção mundial de cana-de-açúcar e 35% da produção global de açúcar. Disse ainda existir um enorme potencial de cooperação entre as duas nações e que o  aumento da fabricação de etanol pela Índia ajudará na regulação do preço do açúcar no mercado mundial, atualmente em queda.

A ministra também esteve presente no encerramento do Encontro Empresarial sobre Complementariedade e Parceria em Segurança Alimentar, que reuniu representantes do Fórum dos Importadores de Alimentos da Índia e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); e de encontros com os ministros da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Narendra Singh Tomar, e de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública, Ram Vilas Paswan.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais