Início » Popularidade de Bolsonaro é melhor do que parece
Política

Popularidade de Bolsonaro é melhor do que parece

A+A-
Reset

A pesquisa CNT/MDA divulgada na semana passada mostra que a popularidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, está na média dos índices positivos registrados por governadores e prefeitos, além de estar bastante acima do prestígio do Congresso Nacional e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

POLÍTICOS/

INSTITUIÇÕES

ÓTIMO / BOM (%)REGULAR (%)RUIM / PÉSSIMO (%)
Jair Bolsonaro34,532,131
Governadores30,535,727
Prefeitos34,428,333,4
Congresso9,936,941,2
Rodrigo Maia11,328,233,6

*Fonte: CNT/MDA (15 a 18/01)

A comparação das avaliações regular e ruim/péssima de Bolsonaro com as dos políticos e instituições analisados também guarda semelhança, embora a imagem do Congresso seja a mais mal avaliada.

A importante atuação de Rodrigo Maia e do Congresso para a aprovação da agenda de reformas econômicas ainda não se traduz numa imagem positiva para o Poder Legislativo. E, apesar da postura de independência do Congresso, pesa contra o Legislativo uma imagem negativa junto à opinião pública, além de o conteúdo da agenda de reformas ser impopular.

Quanto à popularidade de Bolsonaro, governadores e prefeitos, nota-se que a estatística se insere dentro do padrão de divisão da opinião pública em três terços: um terço de aprovação; um terço de rejeição; e um terço de “em cima de muro”.

As dificuldades financeiras dos governos nas mais diferentes esferas contribuem para que a popularidade do presidente, dos governadores e dos prefeitos não seja mais elevada. Não por acaso temas como saúde e educação são as áreas mais mal avaliadas e que devem ser priorizadas pelos administradores públicos.

No caso de Bolsonaro, contribui também a estratégia de apostar na lógica da polarização permanente. Assim, diferentemente de governos anteriores, o atual presidente não visa caminhar para o centro, e sim construir uma maioria mínima na polarização.

Outro dado interessante é que, comparando a popularidade de Bolsonaro após um ano de seu primeiro mandato ao registrado por FHC (PSDB) e Lula (PT) no mesmo período, constata-se que o índice é similar (ver tabela abaixo).

GOVERNO/ANOÓTIMO/BOM (%)REGULAR (%)RUIM/PÉSSIMO (%)
FHC (1996)32,043,023,0
LULA (2004)39,940,615,1
DILMA (2011)49,237,19,3
BOLSONARO (2020)34,532,131,0

*Fonte: CNT/MDA

O índice positivo de Bolsonaro é inferior ao do primeiro ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT). Porém, naquela oportunidade, o cenário econômico herdado dos dois governos de Lula impactava positivamente a imagem da sua então sucessora.

Ao contrário de muitas leituras sobre a popularidade de Bolsonaro, sua avaliação positiva está hoje dentro da média da auferida entre governadores e prefeitos, bem como da maioria dos presidentes anteriores eleitos após 1995 em seu primeiro ano de mandato.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais