Início » Geração solar já chegou a 10% do consumo no Nordeste
Políticas Públicas

Geração solar já chegou a 10% do consumo no Nordeste

A+A-
Reset
 O Nordeste registrou no dia 16 deste mês a geração de 1.232 MW (megawatts) de energia solar, o equivalente a 10% do consumo na região, segundo informou na terça-feira passada o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse pico ocorreu às 12h39, não computando a geração para consumo próprio. Na média diária, as usinas solares geraram 449 MW, ou 3,9% do consumo médio da região no dia.

O recorde de pico anterior ocorreu em de 12 de novembro de 2019, atingindo 1.210 MW. O Nordeste vem recebendo uma onda de investimentos em novas usinas de geração solar fotovoltaica que estão demonstrando grande competitividade nos leilões de energia.

Segundo a Aneel, a região tem hoje 54 usinas solares voltaicas em operação – espalhadas por Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí –, com potência somada de 1.513 MW. Dez usinas começaram a gerar energia em 2019; 23 estão em construção;e 68 projetos já receberam outorga, mas ainda não iniciaram obras.

Quando entrarem em operação, acrescentarão 3.448 MW, mais do que triplicando a capacidade atual na região. Recordes de geração de energia solar deverão ser frequentes nos próximos anos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais