Foto: Alan Santos/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, embarcou de volta ao Brasil nesta segunda-feira (27), de sua viagem pela Índia iniciada no dia 24, e a considerou como positiva. Segundo ele, o Brasil recuperou a confiança dos outros países e terá um futuro brilhante.

Bolsonaro foi convidado pelo governo indiano para acompanhar celebrações do Dia da República, no último domingo (26) e teve encontros com empresários e líderes políticos, entre eles o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente Ram Nath Kovind.

Em relação à aproximação do Brasil com a Índia, o presidente reforçou a estratégia da ampliação de parcerias entre os dois países como forma de ajudar no crescimento conjunto e no comércio bilateral.

Os governos assinaram 15 acordos de cooperação, entre os quais, parcerias para ampliar investimentos e intensificar o uso e a produção de bioenergia e combustíveis como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Outro ato também incentiva a exploração de petróleo e gás entre os dois países.

O compromisso conjunto dos dois países é trabalhar acordos e parcerias para mais do que dobrar a corrente comercial, de US$ 7,1 bilhões em 2019, para US$ 15 bilhões até 2022.

Compartilhe
Artigo anteriorLibertação de Auschwitz completa 75 anos
Próximo artigoTereza Cristina participa de comitiva presidencial na Índia
Escritor, Jornalista e Cientista político, com foco em Accountability, formado pela Universidade de Brasilia. Pós-graduado em Relações Institucionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Especialista em Processo Legislativo Federal e Ética e Administração. Exerce a função de analista político na Arko Advice, com dez anos de experiência, atua com o desenvolvimento de estratégias, mapeamento de stakeholders, consultoria e na elaboração de análises setoriais.