Início » A salada mista que viraram direita e esquerda na América do Sul
Artigos

A salada mista que viraram direita e esquerda na América do Sul

A+A-
Reset

O mito da esquerda e da direita na América do Sul já era, virou fumaça. Não existe uma nem outra do lado de cá da Linha do Equador. O que existe é uma salada mista de vivências e de regimes opressores que, cada um à sua maneira, prejudicou seu país e fez dele mais um na fila do pão.

2019 veio para confirmar o fim da “maré rosa”, que foi o movimento de eleições da esquerda surgido a partir da última década. Agora, temos uma inversão ideológica: Brasil, Peru, Chile e Colômbia trazem a direita como principais representações políticas. Pode-se até considerar uma inversão ideológica mas o balanço eleitoral mostra que o efeito é de nulidade: ambos os lados estão se destacando, mas todos estão com severa instabilidade política, ocasionando uma erupção latino-americana sem volta e sem precedentes.

Em quatro das seis eleições realizadas em 2019, a população não queria mais o governo de posição e votou para tirar esta do pedestal, independentemente da ideologia, e os conflitos gerados por isso causaram diversas manifestações, passeatas e protestos pelo continente, que não só mostra que a população está insatisfeita com o governo, mas com toda a classe política.

Não importa mais se é de esquerda ou de direita, o povo quer renovação. Os mesmos senadores e deputados fazendo os mesmos discursos e repetindo as mesmas mentiras para acabarem roubando os mesmos contribuintes vêm gerando celeuma e causando destruição por onde têm ficado durante tantos anos. Caiu a falácia da “maré rosa”, mas também não temos um levante da direita, porque os problemas continuam os mesmos: continua a crise econômica, a falta de gêneros alimentícios, os impostos altos para custear a máquina pública, o baixo nível de crescimento social, a desigualdade, a violência e a corrupção.

Um novo estudo, publicado pela Transparência Nacional, afirma que o Brasil não avançou no combate à corrupção em 2019 e que a percepção desta hoje é a mesma que no final do governo de Michel Temer (MDB) – isso, por si só, denota que a endemia continua à solta e à espreita na América Latina e, mesmo com os esforços da Operação Lava Jato e das quedas das grandes empreiteiras que dominaram o mercado da corrupção e do crime organizado na última década não surtiu efeito suficiente para diminuir perigos e riscos desta. Ainda que a ONG que realizou a pesquisa não seja um exemplo de rigidez na coleta de dados, é notável que a corrupção ainda está longe de ser questão sanitizada não somente no Brasil, como também em todo o continente.

O lado de cá da Linha do Equador ainda tem muito a crescer e evoluir no que concerne ás bases de um governo estável, mas certamente estão todos cansados do mesmo formato que vem se repetindo ao longo da década de 2010.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais