Início » Moro como opção para 2022
Política

Moro como opção para 2022

A+A-
Reset

Durante sua participação ontem no programa “Roda Viva”, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi novamente questionado sobre uma eventual candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022.

Moro respondeu que “não tem esse tipo de pretensão”. Mas ao ser perguntado sobre se assinaria um documento dizendo que não será candidato afirmou: “Não faz o menor sentido assinar um documento desses, porque muitas pessoas assinaram e depois rasgaram esses documentos”.

Ao não descartar ser candidato ao Palácio do Planalto em 2022, Sergio Moro alimenta rumores de uma eventual candidatura presidencial.

Vale recordar que a última pesquisa Datafolha divulgada no final de dezembro sobre a confiança de diferentes personalidades políticas apontou Moro com o maior indicador, tendo registrado uma nota média de 5,9.

Mais do que isso, o ministro da Justiça é um nome muito popular em segmentos estratégicos do bolsonarismo, superando inclusive o presidente Jair Bolsonaro em muitos setores (ver tabela abaixo).

SEGMENTOSBOLSONARO
(%)
MORO
(%)
CONFIANÇA  (%)2233
MAIS DE 10 SM (%)2554
ENSINO SUPERIOR  (%)2037
EVANGÉLICOS (%)3936
SUL  (%)2743

*Fonte: Datafolha

Muito da popularidade de Sergio Moro decorre de sua destacada atuação como juiz da Operação Lava Jato.

Além disso, medidas tomadas pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública no combate ao crime organizado começam a repercutir, sobretudo a queda nos índices de homicídios registrados no ano passado.

Esses fatores combinados com o desgaste que Bolsonaro colhe diante da opção de avançar na chamada “guerra cultural” leva naturalmente Moro a ser visto como uma opção de poder para 2022.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais