Início » Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão é, agora, Patrimônio Cultural da Humanidade

Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão é, agora, Patrimônio Cultural da Humanidade

A+A-
Reset
Internacional

O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão se tornou o novo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade originário do Brasil. A celebração brasileira foi reconhecida pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), nesta quarta-feira (11).

O Complexo é de enorme capacidade criativa e celebra diferentes matrizes culturais brasileiras, sobretudo africanas, representando a multiculturalidade do nosso povo. O Bumba meu boi retrata a diversidade brasileira ao compilar performances musicais, teatro, design e artesanato, em uma relação entre fé, festa e arte.

Este é o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional. Antes dele vieram a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e a Roda de Capoeira (2014).

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais