Início » STF define regras sobre compartilhamentos de dados financeiros
Política

STF define regras sobre compartilhamentos de dados financeiros

A+A-
Reset

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou na quinta-feira (5) o julgamento da regra para o compartilhamento sem autorização judicial de dados sigilosos de órgãos de controle, como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf) e Receita Federal, com o Ministério Público. A Corte definiu que o compartilhamento pode ser feito somente por meio de comunicações formais, ou seja, por meio de sistemas e vias oficiais de cada órgão.

Na sessão de julgamento da semana anterior, os ministros já haviam decidido autorizar o compartilhamento dos dados.  Segundo a tese aprovada em Plenário na quarta-fera “é constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil que define o lançamento do tributo com os órgãos de persecução penal para fins criminais, sem a obrigatoriedade de prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações em procedimentos formalmente instaurados e sujeitos a posterior controle jurisdicional”.

Com a decisão desta semana, 935 investigações do Ministério Público Federal (MPF) paralisadas desde junho por ordem de Dias Toffoli deverão ser retomadas. Outra investigação que retomará o seu curso é aquela que envolve o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ). O senador está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) por suspeitas de crimes como peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa a partir de relatatórios produzidos pelo Coaf onde restou indentificadas movimentações atípicas na conta bancária do seu ex-assessor de senador, Fabrício Queiroz.

As instâncias judiciais responsáveis por cada investigação deverá definir a aplicação da tese sobre cada caso concreto. Da decisão cabe recurso, os chamados embargos de declaração, caso algumas das partes considere que na decisão restaram questões controversas, obscuras ou contraditórias

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais