Início » Tem início a 55ª cúpula do Mercosul

Tem início a 55ª cúpula do Mercosul

A+A-
Reset
Internacional

A partir desta segunda-feira (2), a cidade de Bento Gonçalves, no Rio grande do Sul, recebe a 55ª cúpula do Mercosul. O evento conta com a presença de diplomatas e presidentes do bloco e possivelmente de países associados, como a Bolívia. O encontro acontecerá do Hotel Spa do vinho.

A cúpula começa com encontros de diplomatas sobre temas diversos entre segunda e terça. Na quarta, é a vez de ministros das Relações Exteriores; e quinta-feira acontece a reunião dos presidentes. Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro tem um papel ainda mais importante nessa edição, por ser realizada em terras brasileiras.

Entre as discussões esperadas, destacam-se o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia e assuntos de integração interna do bloco. O  diretor do Departamento do Mercosul e Integração Regional, ministro Michel Arslanian Neto, informou que entre os assuntos debatidos, a cúpula tratará da criação de um “ selo de confiabilidade” para empresas que cumprem regularmente as normas alfandegárias do bloco; cooperação policial e painéis sobre desenvolvimento sustentável, combate à corrupção em países do bloco, defesa do consumidor em âmbito internacional e a agenda de enxugamento do Mercosul.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais