Início » Lacalle Pou é eleito presidente do Uruguai

Lacalle Pou é eleito presidente do Uruguai

A+A-
Reset
InternacionalPolítica

O senador uruguaio de centro-direita Lacalle Pou está eleito como o novo presidente do país latino-americano, depois de serem revelados os números da contagem secundária realizada pela Corte Eleitoral do país. O pleito foi realizado no domingo (20) e a posse será em 1º de março de 2020.

Daniel Martínez, candidato da oposição de esquerda, reconheceu a vitória de Pou – esta, inclusive, quebra um ciclo de 15 anos da esquerda uruguaia no poder Executivo, derrubando a coalizão da Frente Ampla, formada pelo ex-presidente José Mujica e pelo atual presidente, Tabaré Vázquez. A disputa foi acirrada, com os dois candidatos de segundo turno concorrendo de igual para igual, mas a pontuação final ficou 50,6% dos votos válidos para Pou e 49,4% para Martínez.

Luis Lacalle Pou é de Montevidéu, nasceu em 1973, estudou em bons colégios e se formou advogado no fim da década de 1990. Seu pai, Luis Alberto Lacalle, foi presidente do Uruguai de 1990 a 1995. Doze ano depois, Pou foi presidente da Câmara dos Deputados e se tornou uma das vozes mais proeminentes de oposição a Mujica. Esse é seu segundo pleito presidencial – em 2014, concorreu com Vázquez, mas perdeu no segundo turno a 10% de diferença.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais