Início » Entrevista com senador Paulo Paim (PT-RS), presidente de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Entrevista com senador Paulo Paim (PT-RS), presidente de Direitos Humanos e Legislação Participativa

A+A-
Reset
Entrevistas
O senhor é referência em temas trabalhistas no Senado. Em sua visão, qual a aceitação da Casa à MP nº 905/19, editada pelo governo para gerar empregos?
Eu vi aqui que o próprio senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da Reforma da Previdência, e também o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), que estão na linha mais de centro, mais próximos ao governo, criticaram uma das coisas mais graves, que é isso de taxar o seguro-desemprego. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também falou. Nos discursos no plenário ninguém defendeu essa MP. Todo mundo se posicionou, de uma forma ou de outra, contra essa proposta, que é absurda, pois não vai gerar empregos e só vai aumentar o lucro daqueles que sempre faturam neste país.

Além desse ponto, que outros devem enfrentar resistência?
O Fundo de Garantia (FGTS), que era de 8%, e vai passar para apenas 2%, que vai para o trabalhador. A multa de 40% (sobre o total dos depósitos da conta vinculada do trabalhador), que vai cair pela metade. A Previdência, que o governo tanto falou que estava quebrada, agora abre mão da contribuição do empregador (Contribuição Patronal Previdenciária). Você diz que está quebrada e abre mão da contribuição da Previdência, que é de 20%? E ainda diz que vai ter uma compensação porque vão taxar o desempregado? É uma incoerência enorme. Isso significa que eles estão, por vias transversas, fazendo uma outra reforma. Essa MP é tão ruim quanto a primeira Reforma Trabalhista.

A MP também retoma a questão do trabalho nos fins de semana, o que já foi derrubado anteriormente pelo Senado. Qual a sua visão sobre a viabilidade desse tema agora?
Agora eles voltaram com essa mesma história, dizendo que se pode escolher (um dia de descanso semanal). Entre capital e trabalho, a parte fraca é o trabalhador. Como ele vai escolher? Ou ele tem que concordar ou ele não tem emprego. Acredito que novamente não vai passar aqui.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais