Início » Dia da Consciência Negra terá homenagem no Senado
Política

Dia da Consciência Negra terá homenagem no Senado

A+A-
Reset

Em comemoração e homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (estabelecidos no dia 20 de novembro pela Lei 12.519/2011) e a Fundação Cultural Palmares, o Plenário do Senado Federal irá promover uma sessão especial nesta sexta-feira (22) às 14h. A comemoração é muito mais que uma data, ela reforça o direito à memória do povo afrodescendente brasileiro, que por 300 anos viveu sob regime de escravidão.  

A escolha do dia é relacionada à data de morte do grande líder negro Zumbi dos Palmares, símbolo da maior luta contra a escravidão, que liderava o Quilombo dos Palmares e está no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria desde 1996. O Quilombo dos Palmares é localizado em Alagoas e já abrigou cerca de 20 mil ex-escravizados. 

Um Projeto de Lei do senado visa transformar o dia 20 de novembro em feriado nacional, reconhecendo a importância da Consciência Negra para os 55,8% da população que se declaram pretos (9,3%) ou pardos (46,5%), segundo dados do IBGE de 2018.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais