Início » Brics desempenha papel político e econômico crescente

Brics desempenha papel político e econômico crescente

A+A-
Reset
Internacional

O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – Brics, é de grande importância nos eixos político e econômico. De acordo com dados da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), os cinco países possuem uma economia total de US$18 trilhões e uma população de mais de 3 bilhões de habitantes, isto é, quase metade da população mundial. 

O peso geopolítico do Brics “causou uma mudança no processo decisório internacional de forma que a governança internacional teve uma alteração profunda e a divisão de poder foi alterada”, segundo o economista José Luiz Pagnussat, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

De acordo com especialista e ex-diretor do Banco Central, Carlos Eduardo de Freitas, o peso econômico do bloco irá aumentar nos próximos anos. “Há um novo cenário onde a China começa a ter uma importância econômica, tecnológica e política cada dia mais importante. E junto com ela esses quatro países”, afirmou.  

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais