Início » Bolsonaro e Xi Jinping assinam oito acordos entre Brasil e China

Bolsonaro e Xi Jinping assinam oito acordos entre Brasil e China

A+A-
Reset
Internacional

Depois de conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante visita deste pela Ásia e pelo Oriente Médio, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que a política chinesa de desenvolver relações bilaterais com o Brasil a partir de uma perspectiva de longo prazo permanece inalterada e que a cooperação ganha-ganha entre os dois países terá um futuro brilhante.

Na reunião, forma assinados diversos acordos e memorandos nas áreas de agricultura, energia, economia, comércio, educação, política, ciência e tecnologia. Ambos os representantes de seus países afirmara, em declaração conjunta à imprensa internacional, que estão determinados em ampliar o  comércio e diversificar o intercâmbio de produtos, bem como em cooperar com o Programa de Parceria de Investimento (PPI) e a Iniciativa do Cinturão e da Rota – respectivamente, políticas de desenvolvimento e investimento do Brasil e da China.

O gigante asiático é o maior parceiro comercial do Brasil, tendo alcançado a marca histórica de US$ 98,9 bilhões de fluxo comercial entre estes. Bolsonaro convidou a China para participar do mega leilão de petróleo do pré-sal, que será realizado em novembro, mas o país já está à frente e tem duas empresas habilitadas a participar do certame: a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) e a China Soouthern Petroleum Exploration and Development Corporation (CNODC).

Entre os atos assinados, estão: um que estabelece padrões sanitário para a exportação de carne bovina termoprocessada brasileira para a China; outro que protocola medidas sanitárias para a exportação de farelo de algodão, que é usado para ração (foram importado US$ 4 bilhões dessa commodity em 2018); e, também, um ato de cooperação de energias renováveis. Além destes, também foram assinados acordos de facilitação de trâmites aduaneiros entre os dois países, além da regularização da comunicação entre as chancelarias destes.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais