Início » Augusto Heleno se encontra com líder chinês

Augusto Heleno se encontra com líder chinês

A+A-
Reset
Internacional

Na última sexta-feira, 18, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional do Brasil, se reuniu com Yang Jiechi, membro do Birô Político e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Partido Comunista da China.

Durante a reunião, Yang afirmou que a China sempre desenvolveu o relacionamento com o Brasil a partir de uma perspectiva estratégica, para um longo prazo e melhor bilaterariedade. Tanto Yang quanto Augusto Heleno acreditam na importância do relacionamento entre os países e desejam continuar fomentando a parceria estratégica.

Yang destacou que as relações entre os dois países já ocorrem há 45 anos, de maneira estável, saudável e favorável para o desenvolvimento comercial. Yang acrescentou ainda que a cooperação pragmática em diversos aspectos foi frutífera e se tornou um modelo de desenvolvimento conjunto entre grandes países em desenvolvimento.

Yang prometeu que a China auxiliará o Brasil na organização do encontro dos Brics, no Brasil, em novembro. Assegurou ainda que a China tem o interesse na interação da Iniciativa do Cinturão e Rota com o plano de desenvolvimento do Brasil e reforçar os intercâmbios entre pessoas, as interações e comunicação regionais, assim como a coordenação em assuntos regionais e internacionais, a fim de gerar novos benefícios para os dois países e povos.

Já Augusto Heleno disse que a 9ª Reunião dos Altos Representantes do BRICS para Assuntos de Segurança encontrou um consenso amplo que reforçou a unidade e a cooperação entre os cinco países. Afirmou ainda que considera importante a relação com a China e mencionou que a parte brasileira espera a viagem de Xi ao Brasil no mês próximo para participar da reunião de líderes do BRICS.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais