AP Photo/Virginia Mayo
Spread the love

No início do mês,  durante a reunião com ministros europeus, a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, declarou que o bloco não assinará o acordo comercial com o Mercosul antes do final de 2020.

Esta foi a última reunião de Malmström como comissária de Comércio, ela deixará o cargo no final de outubro e deve ser substituída pelo atual comissário da Agricultura, o irlandês Phil Hogan. Na ocasião ela afirmou que a pauta não chegará à mesa dos ministros antes do final do ano que vem e que durante esse período tanto os países da União Europeia, quanto os países do Mercosul devem buscar compromissos com seus respectivos interessados, sociedade civil e parlamentos.

Recentemente Malmström e outras autoridades europeias mostraram preocupação com questões climáticas  e reafirmaram uma necessidade do cumprimento do Acordo de Paris e preocupação com a Amazônia e as políticas brasileiras à seu respeito. A comissária reconheceu que o descumprimento com o Acordo de Paris será um problema para a ratificação do acordo comercial.