Início » Entrevista com o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator da securitização de créditos tributários

Entrevista com o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator da securitização de créditos tributários

A+A-
Reset
Entrevistas

Qual a situação atual do projeto?

A proposta que veio do Senado, a que nós defendemos, está pronta para ser pautada desde o ano passado. Nós defendemos sua aprovação integral. Porém, algumas linhas trazidas pelos governadores e até defendida por alguns deputados propõem fazer alterações no projeto, o que a meu ver, põe em risco a própria proposta. Todas elas querem tratar de créditos não consolidados. Isso pode gerar uma antecipação de receita que pode causar prejuízo aos estados, [então] nós não estamos querendo adotar essa linha.

Como está o nível de aceitação da matéria na Casa?

Não vai haver unanimidade, obviamente. É uma matéria polêmica, mas que dá um oxigênio a mais para os estados. A União não está preocupada com sua aprovação, porque o governo federal pode emitir títulos públicos a 5% ao ano, enquanto os estados não podem. Alguns estados até fazem a securitização, mas sem o resguardo jurídico necessário que essa lei pode dar. Ela não dá uma liberdade total, determina que os estados façam leis específicas para situações em que vá ocorrer a securitização. Ela não vai obter unanimidade em hipótese alguma, mas vamos ter que levar para o voto, tentando construir a maior quantidade possível em cima de um consenso. Então, a meu ver, é um projeto do Senado que já está pronto para ser sancionado, se aprovado.

Há uma data para a votação?

Talvez dentro de 15 dias. Acho que semana que vem nós debatemos e, na seguinte, penso que se não chegarmos a um consenso vamos a voto. Eu acredito que não deve haver consenso nesse tema, pois os parlamentares que estão propondo sugestões são os que vão fazer oposição ao projeto.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais