Início » Manchas de petróleo marcam o litoral nordestino

Manchas de petróleo marcam o litoral nordestino

A+A-
Reset
Políticas Públicas

O litoral nordestino têm visto cada vez mais manchas de petróleo, sobretudo a partir de setembro deste ano. A substância foi analisada pelo Ibama, Marinha, Petrobras e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que alegam ser petróleo cru. No entanto, a origem do petróleo é desconhecida. 

De nove estados do Nordeste, apenas a Bahia não registrou manchas deste tipo. As manchas são pretas, densas e viscosas e, por isso, boiam na água. Os órgãos ambientais trabalham para descobrir de onde vem o petróleo, que já matou sete tartarugas e uma ave. 

A Petrobras informou, após análise do material coletado, que o óleo não é produzido no Brasil, mas se disponibilizou a atuar na limpeza das praias, atendendo ao pedido do Ibama. “Isso [pode ter origem] em lavagem do porão ou vazamentos de embarcações que transportam petróleo”, afirmou o coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Ricardo César de Barros Oliveira.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais