Início » Escola dinamarquesa ministra aulas sobre empatia

Escola dinamarquesa ministra aulas sobre empatia

A+A-
Reset
Internacional

O sistema educacional da Dinamarca, desde 1993 ministra aulas obrigatórias de empatia, compreendida como a capacidade psicológica de perceber o que uma outra pessoa pode sentir em determinada situação, sem julgamentos e sem competitividade.

Na sala de aula, a empatia se divide em três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. As crianças de 6 a 16 anos aprendem, no componente afetivo, a compartilhar seus sentimentos e compreender o estado emocional de terceiros. No cognitivo, podem deliberar sobre os estados mentais das outras pessoas. 

O governo dinamarquês acredita que, com aulas de empatia, os alunos podem conversar sobre problemas pessoais, construindo relacionamentos saudáveis, evitando assédio moral e buscando soluções em conjunto para que o respeito mútuo, o trabalho em equipe e desenvolver habilidades e talentos, promovendo uma cultura de motivação coletiva. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais