Início » Chapada dos Guimarães decreta situação de emergência em razão das queimadas

Chapada dos Guimarães decreta situação de emergência em razão das queimadas

A+A-
Reset
Políticas Públicas

A Chapada dos Guimarães, localizada a 65 km de Cuiabá, no Mato Grosso, decretou situação de emergência na quinta-feira (12), por conta das consequências dos incêndios nas proximidades. A situação foi decretada pela prefeita, Thelma de Oliveira (PSDB-MT). 

No município há o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com 3.300 km² de extensão,  área de preservação nacional e ambiental com 2.518 km², 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, duas reservas estaduais, dois parques municipais, além da diversidade de espécies animais e plantas. 

Segundo a prefeitura, foram R$ 23 milhões de prejuízo com despesas para conter os pontos de incêndio e outras medidas das suas consequências. A concentração de monóxido de carbono após as chamas tem afetado a saúde da população, que respira a fumaça tóxica, levando a mais atendimentos médicos e necessidade de medicamentos. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais