Início » Brexit sem acordo e as dificuldades de Boris Johnson
Internacional

Brexit sem acordo e as dificuldades de Boris Johnson

A+A-
Reset

US$ 16 bilhões anuais – esse é o preço de um Brexit sem acordo com a União Europeia, segundo declaração da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento. O prejuízo seria resultante da perda do Reino Unido de acesso preferencial aos mercados de países do bloco e aos países com o qual este tem acordos comerciais (são cerca de setenta países), sendo o setor automotivo o mais afetado de todos, com perdas de cerca de US$ 5 bilhões em comércio. O Reino Unido espera substituir tais acordos com pactos bilaterais, mas tais negociações são impossíveis de serem finalizadas até 31 de outubro, prazo final do processo de saída.

Boris Jonhson, primeiro-ministro britânico, trabalha arduamente em um meio de burlar a lei, aprovada na última semana, que o obriga a estender o prazo para o Brexit caso não haja acordo com a UE – um de seus planos é enviar uma carta a Bruxelas pedindo pelo adiamento, e outro seria uma outra carta, esta pedindo que a União Europeia rejeite a protelação deste. Johnson pode ser preso se descumprir a lei, mas está tentando contornar a decisão para o caso de o Parlamento ser recusar a aprovar a realização de novas eleições.

Mesmo com a recente renúncia de Amber Rudd, ministra do Trabalho e da Previdência, Johnson quer seguir o plano de deixar a EU com ou sem acordo. O premiê perdeu a maioria parlamentar com a fuga de 21 deputados conservadores, mas reiterou que não pretende entregar o acordo de “rendição”, como chamou a proposta do líder da oposição, Jeremy Corbyn. O próprio irmão de Johnson, que ocupa o cargo de ministro da Educação, saiu fora da base aliada dizendo-se dividido entre a lealdade à família e o interesse nacional.

Sem sucesso em suas investidas, o premiê conseguiu a suspensão dos trabalhos do Parlamento britânico de 9 de setembro a 14 de outubro, em mais uma tentativa de conseguir emplacar sua narrativa de colocar o Brexit em prática. Johnson não realizou nenhuma tentativa real de fazer acordo com a União Europeia, segundo a própria – não houve apresentação de propostas realistas ao Tratado de Retirada assinado pela antecessora de Johnson, Theresa May, o qual foi rejeitado três vezes no Parlamento.

Vários dos 27 países-membros declararam-se contrários ao movimento de saída do Reino Unido, mas é a França, por meio da figura do ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, quem vem tomando a frente nas negativas, ao reclamar de mais um adiamento, aumentando ainda mais as chances de haver, de fato, um Brexit sem acordo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais