Início » Câmara instala comissão de projeto de saneamento básico
Política

Câmara instala comissão de projeto de saneamento básico

A+A-
Reset

A Câmara instalou, na quarta-feira, a Comissão Especial que analisará o projeto de lei que muda regras para empresas de saneamento no Brasil, já aprovado pelo Senado. A maioria dos integrantes da comissão pertence a partidos alinhados com o projeto aprovado. A comissão será presidida pelo deputado Evair de Melo (PP-ES) e seu relator será o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP).

O Projeto de Lei nº 3.268/19 foi apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) em junho, após o Congresso deixar caducar uma medida provisória com conteúdo semelhante (MP nº 868/18), editada no governo Temer. Antes dela, a MP º 844/18, também editada por Temer, já perdera validade. A mobilização dos parlamentares nas eleições gerais de 2018 contribuiu para a falta de quórum na Comissão Mista que deveria analisar o texto.

Considerado prioritário pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto deveria ser votado em agosto, mas, conforme seus cálculos,isso só ocorrerá em setembro. O projeto,que facilita a entrada de empresas privadas na operação de serviços de água e esgoto,não deve ser bem acolhido pelos governadores do Nordeste nem pelos deputados da oposição. Prevê-se que seja alterado na Câmara, obrigando uma nova análise dos senadores.

Na instalação da comissão, Evair de Melo declarou que o atual modelo de saneamento, que já trouxe avanços para o abastecimento de água no país, hoje está estagnado: “São 35 milhões de brasileiros sem acesso a água potável e 110 milhões sem tratamento de esgoto. É muito triste saber que, em nosso país, 15 crianças morrem por dia, resultado da falta de saneamento básico.”

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais