Início » Argentina: entre o ruim e o pior

Argentina: entre o ruim e o pior

A+A-
Reset
Artigos

O presidente argentino Mauricio Macri parece não ter compreendido que seus eleitores não o elegeram, em 2015, por serem de “direita”. Também parece não ter entendido que os que votaram nessa última semana na chapa Alberto Fernandez-Cristina Kirchner não o fizeram por serem de “esquerda”.

A tentativa de entender o voto baseado numa dicotomia “esquerda” e “direita” é superficial e rasa. A Argentina, assim como vários países latino-americanos, tem uma população desesperada por estabilidade. Essa estabilidade poderia vir à força, por meios inteligentes, estúpidos, artificiais ou naturais. Não importaria. A derrocada econômica argentina das últimas décadas está intrinsecamente associada à derrocada política de inúmeras décadas passadas, desde o surgimento do populismo institucionalizado via Peronismo.

Macri não é um liberal. Fez um ajuste fiscal pela metade e falhou na tentativa de reestabelecer a credibilidade na moeda. Faltou-lhe convicção. Por um lado, não conseguiu convencer o mercado financeiro de que suas reformas eram pra valer; por outro, não convenceu a população a encarar que dificuldades eram necessárias para que reformas colocassem ordem na casa.

Quem era liberal no governo de Macri foi embora ainda no início (Alfonso Prat-Gay, Luis Caputo entre outros). O presidente passou, então, a apostar na certeza de que as narrativas pró-mercado seriam suficientes para atrair o interesse do investidor externo, enquanto as reformas foram ficando para trás, sempre à espera de “um melhor ambiente político “. Apagar incêndios tornou-se a norma, e, assim, o momento de proceder às reformas ficou reservado para um segundo mandato que pode não vir.

Quando o FMI se mostrou um caminho necessário para evitar uma tragédia econômica no país, fantasmas do passado recente (2001) povoaram as ruas de Buenos Aires e narrativas anti-Macri tornaram-se fáceis de serem desenvolvidas por seus opositores. Enquanto o presidente lutava em busca de uma credibilidade forçada, Cristina Kirchner unia o Peronismo ao redor de uma ideia: derrotá-lo.

O empréstimo de U$ 57 bilhões foi o recorde dado pelo Fundo Monetário Internacional a uma nação. Em uma pesquisa feita na época do empréstimo, 75% dos argentinos colocaram-se contra ele.

À medida que Macri se atrapalhava em sua gestão, aumentando as dúvidas entre cidadãos e investidores acerca de suas capacidades de resolver os problemas econômicos do país, Cristina Kirchner organizava o Peronismo para que este não se dividisse e diluísse votos como ocorreu no passado. Importante frisar: Cristina Kirchner não é de esquerda. Assim como Macri não é de direita. Cristina representa o nefasto mundo do clientelismo latino-americano, onde o personalismo e as trocas de favores entre sindicatos, grupelhos políticos e organizações corporativistas ditam o rumo e o ritmo de um governo. Para ela, posicionar-se com uma narrativa de “esquerda” ou de “direita” depende da conveniência do momento.

Macri colocou as fichas em um caminho diferente: melhorar a sensação térmica antes de melhorar o ambiente real. Ou seja, apostou na geração de confiança antes mesmo de fazer algo que gerasse confiança. Como em um golpe de pirâmide financeira, ele apostou que o investimento estrangeiro reergueria a economia do país, justamente porque a economia do país estaria se reerguendo com o investimento estrangeiro. Ora, sem as reformas não basta um indivíduo ter cara de mercado financeiro, educação de mercado financeiro, amigos no mercado financeiro, se o mercado financeiro não confia no país para o qual o investimento estaria sendo destinado. E por que não confiariam no país? Porque a própria população não coloca fé na moeda e na capacidade do governo em fazer as reformas.

Cristina é uma clientelista e Macri, um “emcimadomurista”. Nesta lógica, a ausência de noção de Cristina leva o país a um caos político-econômico e a ausência de pressa de Macri empurra o país para o Kirchnerismo. Este ciclo de decisões que varia entre “ruins” e “piores” gera uma espécie de repelente contra investimentos externos.

No dia 27 de outubro, teremos eleições presidenciais na Argentina. Até lá, Macri precisa impedir que a dupla Alberto Fernandez e Cristina Kirchner chegue aos 45%. Nas primárias de domingo, Alberto Fernandez conseguiu 47,6% e Macri conquistou 32,08%. Dado o fato de que Macri performou relativamente bem em zonas urbanas e muito mal nas províncias (onde Cristina tem força), sua chance de reverter o resultado até o dia 27 não é das maiores.

Para o Brasil, muita coisa pode mudar com o resultado dessas eleições. Tanto Bolsonaro quanto Cristina Kirchner são políticos que gostam de cultivar um inimigo para poder ilustrar suas narrativas comparativas. E melhor ainda se esse inimigo estiver localizado em um país vizinho, distante da realidade do dia-a-dia.

No entanto, vários pontos — infinitamente mais importantes do que as simples narrativas — serão prejudicados. O Acordo Mercosul-União Europeia poderá sofrer com a possível falta de cooperação entre os dois países. Durante seu governo, Cristina dificultava, e muito, a entrada de produtos brasileiros na Argentina quando seu secretário Guillermo Moreno freava as importações, prejudicando assim toda a sua logística de distribuição. Isso beneficiava algumas indústrias argentinas bem relacionadas com o Kirchnerismo. Poderemos ver também uma tentativa argentina de politizar o Mercosul, principalmente em relação à Venezuela. Além disso, a queda das exportações brasileiras ( 40% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao ano passado) deve continuar sua derrocada. Para o setor automobilístico, a descida prevista pela Anfavea nas exportações será de 28,5% neste ano.

Enfim, Mauricio Macri gerou uma expectativa enorme de recuperação econômica sem revelar para a população que não havia receita para essa recuperação. Seu prestígio com o mercado financeiro valeu por pouco tempo. É fato que conseguiu gerar um empréstimo histórico com Christine Lagarde, mas não atingiu a população com essa credibilidade, nem a sedimentou internamente. Já Cristina Kirchner aproveitou-se da memória curta (típica latino-americana) para atualizar a culpa em Macri de problemas pelos quais ela era a grande responsável. Com uma narrativa populista e clientelista, Cristina pode chegar como uma vice, o que na prática a colocaria como Presidente. Como um ditado popular bastante repetido nesses últimos dias, “se você visita a Argentina após 20 dias, perceberá que tudo mudou. Se visita for após 20 anos, perceberá que nada mudou”.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais