Início » Três perguntas: Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP), relator da nova Lei de Concessões e PPPs

Três perguntas: Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP), relator da nova Lei de Concessões e PPPs

A+A-
Reset
Entrevistas

Qual a previsão de apresentação do parecer à matéria?

Só para contextualizar, o presidente [da Câmara], Rodrigo Maia [DEM-RJ], nos propôs que uma Comissão Especial analisasse todos os projetos que versem sobre concessão pública de obras e serviços, de parcerias público-privadas e de fundos de investimento em infraestrutura. Em setembro, vamos começar a trabalhar o parecer, fazer a análise dos projetos e propor uma nova legislação. A ideia é apresentar até meados de outubro o meu parecer e trabalharmos na comissão para que até o início de novembro ela já possa deliberar. É um prazo curto, uma tarefa urgente e difícil, mas estamos muito animados, pois há consenso. A qualidade da comissão é muito boa, o que nos dá uma segurança de que um bom trabalho na comissão facilitará que essa matéria seja bem tratada no plenário.

Este é um tema importante para a área de infraestrutura. Há algum risco de colidir com outros que estão em discussão, como a nova Lei de Licitações?

Olha, vocês abordam uma questão importante. Todas as vezes que nós tratamos de alguma matéria, ela coincide com outros debates acontecendo na Casa e que têm alguma incidência. Vocês mencionaram um deles, que é a questão das licitações. Nós consideramos que não, eu integrei a Comissão Especial que analisou a proposta. Ela foi aprovada. Restam 21 destaques que podem promover alterações. Mas nada que signifique descaracterizar o projeto e causar algum conflito com aquilo que abordaremos. Há outra matéria que dialoga também, que é a matéria sobre licenciamento ambiental. Estamos atentos a esse debate. E há a Medida Provisória nº 879 [distribuidoras de energia]. Não sei se vamos conseguir votá-la, talvez ela “caduque”. Ela tem alguns aspectos que se relacionam com esse tema. Vamos tocando a comissão atentos para que essas fronteiras sejam bem tratadas, a fim de que uma legislação não colida com outra.

Esse novo marco regulatório de concessões e parcerias será estendido a outros setores além da infraestrutura?

Perpassa para outros setores. Veja só, temos uma incidência grande naquilo que são algumas ações sociais. Por exemplo, temos uma experiência bem-sucedida de concessão de presídio em Minas Gerais. E isso não é infraestrutura. A construção, sim, mas cuidar de preso é uma questão social. Temos uma experiência bem-sucedida também na área de hospitais. Ninguém faz a concessão do tratamento de saúde, mas faz a concessão da lavanderia, da alimentação, faz a concessão do serviço em algum aspecto de enfermagem. Temos uma proposta que está sendo debatida no governo de uma PPP no setor de creches. E já há experiências assim em algumas cidades. Ao invés de a Prefeitura montar alguma estrutura de servidor público para cuidar das crianças, contrata esse atendimento, que é feito por uma determinada entidade. Então é concessão de obras públicas, mas também de serviços públicos. Portanto, tem um diálogo, sim, com segmentos importantes da área social.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais