Início » Consequências do rompimento de Frota com o PSL
Artigos

Consequências do rompimento de Frota com o PSL

A+A-
Reset

A decisão do PSL de expulsar o deputado federal Alexandre Frota (SP), após ele se abster de votar a favor da reforma da Previdência no segundo turno, contrariando a orientação do partido, tem potencial para fortalecer ainda mais o grupo do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), mesmo que o filho do presidente Jair Bolsonaro tenha que deixar seu mandato caso seja aprovado para assumir o cargo de embaixador do Brasil em Washington.

O controle exercido do grupo de Eduardo sobre a bancada federal do PSL e também do diretório paulista, do qual é presidente, repercutirá naturalmente nas eleições municipais de 2020. Assumindo a Embaixada, Eduardo precisará deixar a presidência do PSL em São Paulo. Em seu lugar assumiria o vice-presidente da sigla, Gil Diniz.

No PSL, o principal objeto de desejo é a prefeitura de São Paulo. O partido do presidente Jair Bolsonaro enxerga que a conquista da capital paulista, impondo uma derrota ao PSDB em sua grande vitrine, além de fortalecer a legenda, representaria uma importante derrota simbólica ao governador João Doria (PSDB), visto hoje como o principal adversário de Bolsonaro em 2022.

Hoje, a líder do governo no Congresso, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), é vista como a provável candidata do partido à prefeitura de São Paulo em 2022. No entanto, a expulsão de Alexandre Frota representou a perda de um aliado interno para Joice, pois ela é adversária do grupo dos deputados Eduardo Bolsonaro, Coronel Tadeu, Carla Zambelli e do senador Major Olímpio.

Assim, a expulsão de Frota, mesmo que combinada com a ida de Eduardo Bolsonaro para Embaixada, pode representar um obstáculo ao desejo de Joice Hasselmann em ser a candidata do PSL em São Paulo.

Porém, Joice é o nome mais forte do PSL na capital paulista, pois não há nesse momento um Plano B na sigla. Assim, mesmo que tenha resistências internas ao seu nome, Joice tende a prevalecer.

A expulsão de Alexandre Frota gerou fortes críticas ao deputado ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à Folha na última sexta-feira (16), Frota definiu Bolsonaro como “um grande idiota ingrato que não sabe nada. Aquela cadeira de presidente ficou grande para ele e ele se lambuzou com o mel da Presidência”.

Atendo ao rompimento de Alexandre Frota com o PSL, João Doria articulou a filiação de Frota ao PSDB. O movimento de Doria reforça o distanciamento do governo de São Paulo em relação a Jair Bolsonaro. Deputado eleito por São Paulo, Frota pode funcionar como uma peça importante para Doria tanto na disputa municipal de 2020 na capital quanto no pleito presidencial de 2022.

O distanciamento de Doria em relação ao PSL e ao governo Bolsonaro foi reforçado pelo discurso de Joice Hasselmann no sábado passado (17), em um evento de seu partido em Barueri (SP).

Falando com pré-candidata à prefeita, Joice, que foi cabo eleitoral de Doria na eleição de 2018 para governador, lembrou que ele “abandonou o mandato de prefeito”. A deputada criticou o fato de Doria ter “deixado um cavalo de troia”, numa referência ao prefeito Bruno Covas (PSDB), que em 2016 foi eleito com vice de Doria.

O afastamento de João Doria em relação ao governo Jair Bolsonaro, reforçado com a decisão de Doria em ser um avalista da filiação de Alexandre Frota, que deixou o PSL com fortes críticas ao presidente, combinado com o discurso crítico de Joice Hasselmann em relação ao governador reforçam nossa avaliação que Doria e PSL estão em campos opostos na disputa de 2020 pela Prefeitura de São Paulo, eleição que deve se tornar um laboratório do pleito presidencial de 2022.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais