Início » Planeta Terra atinge esgotamento de recursos naturais para 2019
Internacional

Planeta Terra atinge esgotamento de recursos naturais para 2019

A+A-
Reset

Nesta segunda-feira (29), o Global Footprint Network divulgou que o Planeta Terra esgotou os recursos naturais disponíveis para o ano de 2019. Desde 1970, início da série histórica, a data de sobrecarga da Terra nunca havia chegado tão cedo. Isso significa que o planeta vai utilizar mais recursos do que tem capacidade de repor. 

Devido aos altos níveis de consumo de petróleo, animais e alimentos, a humanidade precisaria de um planeta Terra e meio para sustentar suas práticas atuais. “Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma, é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, afirmou o fundador da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. 

Segundo dados da Footprint, a emissão de carbono corresponde por 60% da pegada ecológica da humanidade. Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado em três dias a cada ano. A dívida ecológica com a Terra pode gerar a escassez de alimentos, erosão do solo, acúmulo de CO2 na atmosfera e tantos outros problemas ambientais, que poderiam ser evitados com outra mentalidade de consumo tanto das empresas quanto da sociedade global. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais