Início » 152 milhões de brasileiros participarão das eleições municipais em 2024
DestaquePolítica

152 milhões de brasileiros participarão das eleições municipais em 2024

O segundo turno para as eleições municipais está previsto em cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores

A+A-
Reset

Em outubro deste ano, cerca 152 milhões de brasileiros irão às urnas para eleger candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses políticos atuarão nas casas legislativas dos municípios do Brasil. As eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro.

eleições municipais

Foto: Adriano Machado/Reuters

O segundo turno está previsto em cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, ou seja, a metade mais um dos votos válidos.

Leia mais! O QUE ESPERAR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – ANÁLISE

Etapas das eleições municipais

Um possível segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês,  no dia 27.  Antes disso, acontecerá outras etapas das eleições, entre elas está a janela partidária nos dias 7 de março e 5 de abril. Período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

eleições municipais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No dia 6 de abril, acaba o limite para que todas os partidos completem o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o prazo final para que todas os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições. Bem como, estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.

Leia mais! STF OUVE VALDEMAR COSTA NETO EM AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Data para tirar o título

Além disso, os jovens que ainda não tiraram o título ou eleitores que desejam fazer a transferência de endereço ou alterar o local de votação têm até 8 de maio, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.  Além disso, é importante que todos consultem como está a situação eleitoral. A regularização deve ser feita dentro do mesmo prazo em caso de pendências.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia mais! ALCKMIN AFIRMA QUE LULA É CANDIDATO NATURAL PARA ELEIÇÕES EM 2026

Em 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Isso seguindo as regras de não fazer pedidos de voto e seguir as leis em relação à propaganda eleitoral na internet.

 

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais