Início » Brasil busca novos acordos internacionais após o de Mercosul-UE
Internacional

Brasil busca novos acordos internacionais após o de Mercosul-UE

A+A-
Reset

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, do Ministério da Economia, afirmou que novos acordos, com outros países e blocos, já estão em fase de negociação. Portanto, o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), assinado em 28 de junho deste ano, deve dar início a série de novos tratados comerciais internacionais entre o Brasil e países como Estados Unidos, Japão, Canadá, Cingapura, Coreia do Sul e Associação Europeia de Livre Comércio (Efta) – bloco de países que reúne Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein, que não faz parte da UE.

De acordo com Troyjo, o acordo com a União Europeia traz um novo modelo de desenvolvimento econômico e inserção internacional para o Brasil. Na mesma linha de pensamento foi a afirmação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que destacou a nova visão de “inserção internacional do país. Segundo o chanceler, o acordo Mercosul-UE destrava e acelera outras negociações para que o governo brasileiro possa fechar novos acordos muito em breve.

O Mercosul conta hoje com dois acordos de livre comércio firmados com Egito e Israel, já validados por decretos presidenciais brasileiros. O Brasil tem um acordo de livre comércio assinado com o Chile, porém, sua tramitação encontra-se paralisada. Antes de entrarem em vigor, os acordos internacionais passam pelo crivo do Congresso Nacional. Por sua vez, o Efta já tem convênio de livre comércio com Costa Rica, Panamá, Guatemala, México, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
O Ministério da Economia apontou também que existe forte interesse no estreitamento dos laços econômico-comerciais com Japão e Estados Unidos, porém, não há negociação de acordo comercial em andamento neste momento. Segundo a pasta, todos os acordos que estão em negociação são por intermédio do Mercosul e contemplam áreas variadas como comércio de bens e serviços e propriedade intelectual.

A expectativa é de que, com o fechamento desses acordos, sejam eliminadas as tarifas de importação para substancialmente todo o comércio entre as partes e reduzidas as barreiras não tarifárias, o que pode impulsionar incrementos adicionais ao PIB brasileiro.

Barreiras do Mercosul

A conclusão do acordo comercial com a União Europeia pressiona o Mercosul a agilizar reformas internas no sentido de fazer com que o bloco funcione de fato como uma área plena de livre-comércio. Ainda neste mês de julho, o governo brasileiro deve aproveitar que assumirá a presidência do Mercosul e focarnas discussões para o fim das amarras ao comércio dentro do bloco.

Em cumprimento às diretrizes do ministro da Economia, Paulo Guedes, a Secretaria Especial de Comércio Exterior atua com três grandes metas em relação ao Mercosul: 1ª) remover as restrições internas ao comércio de automóveis, de açúcar e de etanol – hoje com barreiras ao livre-comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; 2ª) reduzir pela metade a tarifa externa comum média praticada pelo bloco, atualmente em 14% – tido como um patamar muito alto frente ao que é praticado no mundo e, na prática, faz com que o Mercosul seja uma fortaleza, uma cidade amuralhada e isolada do comércio global, segundo a equipe econômica.

Além da redução das alíquotas, o governo brasileiro pretende negociar com os parceiros a redução da lista de exceções à tarifa externa comum, conhecida como Letec (que permite que os países do bloco definam tarifas de importação diferentes – maiores ou menores que as praticadas pelos parceiros). Ao todo são 100 produtos do Brasil hoje na Letec.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais