Início » Imprensa dividida quanto ao Vaza-Jato
Artigos

Imprensa dividida quanto ao Vaza-Jato

A+A-
Reset

Levantamento do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), divulgado na semana passada sobre os primeiros 15 dias da divulgação de supostos diálogos entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores responsáveis pela Operação Lava-Jato, aponta uma imprensa dividida.

A Folha de S.Paulo publicou matérias majoritariamente com críticas a Sérgio Moro. Ao todo foram 153 matérias sobre o tema: 70 contra o ministro, 32 criticando o site The Intercept Brasil e 51 consideradas neutras ou ambivalentes. Já O Globo postou 41 matérias contra o site, 22 com críticas a Moro e 43 neutras ou ambivalentes. O Estado de S. Paulo criticou o site em 30 matérias, criticou Moro em 24 e foi neutro/ambivalente em 32.

O levantamento não considerou as revistas semanais Veja e IstoÉ. A Veja está sendo considerada mais crítica a Moro, ao passo que a IstoÉ tem se revelado mais crítica aos vazamentos.

A divisão da imprensa em relação à Lava-Jato é uma novidade desde o início da operação. E está relacionada a temas políticos: a campanha pela libertação do ex-presidente Lula (PT), preso desde abril de 2018, e a oposição à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Setores da imprensa adotam a ideia de que o Vaza-Jato (apelido dado para o vazamento dos diálogos) enfraquece a operação e pode favorecer a anulação do julgamento de Lula. Outros setores veem o enfraquecimento de Moro como uma maneira de enfraquecer, por tabela, o presidente.

Outro aspecto que deve ser considerado é a ocorrência do aumento de críticas, por parte de formadores de opinião, aos métodos empregados pela Lava-Jato em suas investigações. Em evento recente com ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, o comentário predominante sobre o assunto era o de que o prestígio de Moro e dos procuradores ficou seriamente comprometido.

Mesmo com a imprensa dividida, as manifestações deste domingo em muitas cidades do país fortaleceram a imagem popular de Sérgio Moro.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais