Início » Governo Federal lança programa de financiamento para transporte público urbano

Governo Federal lança programa de financiamento para transporte público urbano

A+A-
Reset
Políticas Públicas

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Governo Federal disponibilizará nova linha de financiamento para os setores público e privado adquirirem frotas metroferroviárias.

A expectativa é investir R$ 1 bilhão por ano no programa, que tem finalidade de garantir melhorias aos serviços prestados à sociedade.

Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPT), o Brasil possui 21 sistemas metroferroviários, com 15 operadores em 11 estados e no Distrito Federal. Hoje, esses sistemas somam 1,1 mil quilômetros, distribuídos em 48 linhas com 5,4 mil carros em operação.

Levantamento realizado pela ANPT, apontou que nos últimos dois anos, o número de aquisição de novos veículos não acompanhou o crescimento de demanda no setor. Em 2018, foram transportados 3,7 bilhões de passageiros nos sistemas construídos nessas localidades – o que representa 21% a mais do contabilizado no ano anterior – em 2017.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais